A Endodontia é a área da odontologia responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente, mais conhecidos como "tratamento de canal". A Endodontia também atua no tratamento clínico-terápico dos casos de necrose pulpar e suas possíveis complicações, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, entre outros.

 

O dente é um bem de valor inestimável, e muitas vezes, mesmo danificado por cáries ou traumatismos diversos, podem ser salvos com tratamento de canal adequado. O tratamento de canal é fundamental na Reabilitação Oral, pois os dentes naturais precisam estar totalmente saudáveis para que os trabalhos estéticos e funcionais de porcelana possam ser feitos e tenhamos estabilidade de todo o trabalho.

 

Possuímos especialista que utilizam técnicas atualizadas, como por exemplo, medição eletrônica de canais além de obturação endodôntica em uma única sessão o que otimiza o resultado final com excelência. Dessa forma o tratamento de canal pode ser feito com menos tempo e com o máximo de qualidade!

No procedimento do tratamento de canal, a polpa do dente é removida e deve ser realizado quando a polpa foi afetada de alguma maneira, por exemplo, cárie profunda, inflamação, perda da coroa do dente ou em casos de necrose, que é quando essa polpa “morre”. O dente não se enfraquece como muita gente pensa, pois a vitalidade da parte óssea e gengiva que sustentam o dente permanecem saudáveis. Além disso, as técnicas evoluíram muito através de instrumentos rotatórios e medição eletrônica de canais entre outros, o que permite que na maioria dos casos de faça o canal em uma única sessão. Dessa forma o dente pode se manter saudável na boca por muito tempo e todas as funções são restabelecidas.

Endodontia