O periodonto é o conjunto de tecidos que sustentam o dente (gengiva, ossos e fibras que ligam a raiz do dente ao osso).

Os restos alimentares depositam-se no sulco da gengiva e são colonizados por bactérias preexistentes na boca, causando uma inflamação no local; esta inflamação causa destruição dos tecidos em volta do dente.

Com o avanço da doença, há um deslocamento da gengiva em contato com os dentes, originando as bolsas periodontais. Estas facilitam ainda mais o acúmulo de placa bacteriana, acarretando uma destruição dos tecidos de sustentação dos dentes. Se o tratamento não for instituído a doença progredirá até a perda do dente.

O tratamento consiste na remoção periódica da placa bacteriana e do tártaro que causam a inflamação.

A gengivite é doença periodontal mais frequente em crianças, adolescentes e adultos. O quadro clínico é caracterizado pela vermelhidão intensa e aumento de volume, assim como a presença de sangramento espontâneo ou provocado da gengiva.

 

As reações inflamatórias podem tornar-se mais exacerbadas, à medida que aumenta a idade do paciente. Este quadro de doença periodontal está geralmente associado à ausência de hábitos adequados de higiene oral, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana e persistindo assim os fatores irritantes locais.

A PREVENÇÃO é o melhor meio para se ter uma boa saúde bucal. Para prevenir a cárie dentária e a doença Periodontal, o paciente deverá ter hábitos alimentares adequados, frequência e qualidade de higienização e ainda a utilização de fatores de proteção específica, como por exemplo, a aplicação de flúor e selantes em crianças.

Periodontia

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon