top of page
  • Foto do escritorDra. Patrícia Yamamoto

Hábitos comuns que podem prejudicar os dentes


Todos sabem que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa, por isso trabalhamos todos os dias para cuidar do seu. Mas precisamos de uma ajudinha da sua parte para que os nossos tratamentos funcionem da maneira certa.

Que tal saber alguns costumes, muitas vezes comuns, que podem prejudicar os dentes e impedir o sucesso do seu sorriso?


Usar os dentes para abrir embalagens:

Apesar de ser um ato popular, abrir embalagens ou tampinhas de garrafas com os dentes é uma mania nada saudável para a sua boca.

A força exagerada usada na ação pode machucar a estrutura dos dentes, causando trincas e fraturas. Vale mais a pena alcançar outra ferramenta para ajudar!


Morder tampas e pontas de canetas:

Esse costume é tão comum que muitas das pessoas que praticam, nem percebem. Em momentos de concentração, levam a caneta até a boca triturando o plástico e causando danos aos dentes.

Assim como abrir embalagens, a força usada pode causar danos à saúde bucal. Além disso, o movimento de mastigação repetitivo pode provocar dores e problemas articulares.


Roer as unhas:

Se é para falar de hábitos comuns, este deveria ser o primeiro da lista. Pessoas que roeram ou roem as unhas, sabem que por trás do ato está uma válvula de escape para uma situação tensa. É exatamente por isso que abandonar a mania é tão difícil. É algo do subconsciente, automático, mesmo assim, não deixa de ser prejudicial aos dentes.

O atrito pode machucar algumas estruturas dentais, que ficam mais sensíveis e podem sofrer lascas ou fraturas com mais facilidade.


Palitar os dentes:

Pode parecer inofensivo, um palitinho simples, que ajuda na hora de tirar algum resto de comida do meio dos dentes. Mas não se engane, ele pode trazer muito mais prejuízos do que você pode imaginar!

O uso dos palitos causa atrito com o dente, o que pode provocar desgaste do esmalte, além de machucar a gengiva. Isso pode causar, inclusive, retração gengival.


Agora que você sabe alguns dos hábitos que não são saudáveis para a sua boca, temos certeza de que vai pensar duas vezes antes de praticá-los!


Lembre-se sempre: Apenas o fio dental e a escova de dentes são ferramentas seguras para fazer a limpeza correta da boca! E se tiver alguma dúvida, é só consultar um dos nossos especialistas! Estamos aqui para ajudá-lo!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page