top of page
  • Foto do escritorDra. Patrícia Yamamoto

Você sabe quem foi Tiradentes?


Dia 21 de abril é feriado de Tiradentes. A grande dúvida é, você sabe por que este dia se tornou um marco na história do Brasil?


Joaquim José da Silva Xavier foi um brasileiro, nascido em 12 de novembro de 1746 em Minas Gerais, e foi considerado o primeiro da história do país a ir contra as ideias da monarquia portuguesa. Por isso acabou preso, morto na forca.


Entre muitas das suas profissões, ficou mais conhecido por ser dentista informal,daí o apelido Tiradentes. Tinha a fama de não gostar muito de arrancar os dentes de seus pacientes. Ao contrário dos seus colegas da época, preferia preservá-los e, usava seu talento fazendo coroas dentárias em marfim e osso de boi.


No final do século XVIII o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com as altas taxas dos impostos e com o abuso político causado pela coroa. Foi por esses motivos que Tiradentes e outros revolucionários da época, entre eles, donos de minas, poetas e padres, causaram o que ficou conhecido como Inconfidência Mineira, um dos movimentos mais importantes para a história da Independência do Brasil, que só ocorreu em 1822.


Por sua luta, Tiradentes foi nomeado “patrono cívico da nação” e é o único brasileiro a ter um feriado nacional em homenagem à sua morte.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page