• Foto do escritorDra. Patrícia Yamamoto

O que são cáries?

Um dos problemas da saúde bucal que você mais ouve falar é a cárie, acertamos? Mas você sabe o que é a cárie, quais os seus tipos e causas? Nós da Yamamoto Odonto estamos aqui para tirar suas dúvidas e esclarecer de uma vez por todas este assunto que é tão presente, mas ao mesmo tempo, cheio de incertezas.

A cárie nada mais é do que a deterioração mais comum dos dentes. É um desgaste provocado por certos tipos de bactérias que produzem ácidos e destroem o esmalte e a dentina do dente, causando sensibilidade, dor, manchas, buracos e em casos mais graves, abscessos, infecções e até perda do dente.

A cárie é muito comum em crianças, embora não seja um problema exclusivo dos baixinhos. Os adultos também estão sujeitos a ela em seus variados tipos.

Existe mais de um tipo de cárie, Yamamoto? Sim!!!

- Cárie coronária, é o tipo mais comum. Acontece tanto em crianças quanto em adultos e se localiza nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

- Cárie radicular é localizada nas raízes expostas dos dentes, devido a retração de gengiva. Ocorre normalmente em pessoas idosas.

- Cárie recorrente é aquela que acontece em volta das restaurações e coroas já existentes. Isto porque estas áreas costumam acumular placa, que acaba acelerando a deterioração.

O principal fator é o estilo de vida das pessoas, que está diretamente relacionado à saúde em geral, incluindo a bucal. O que a pessoa come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e a quantidade de flúor no creme dental usado.

Mas o que eu posso fazer para evitar ter cáries?

A dica valiosa dos nossos dentistas é: Prevenção!!!

Fazer visitas regulares aos nossos consultórios é primordial para manter a saúde da sua boca sempre em dia para detectar e tratar pequeno problemas o quanto antes. Além disso, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e passar fio dental, ter uma dieta saudável, sem muito açúcar ou amido e usar produtos que tenham flúor ajuda muito a manter os dentes longe das cáries.

0 comentário