top of page
  • Foto do escritorDra. Patrícia Yamamoto

O tipo certo de escova de dentes


Se você chegou até aqui é porque se preocupa com a sua saúde bucal e quer saber se usa o tipo certo de escova para limpar os seus dentes. Acertamos?

Existe uma infinidade de tipos e modelos de escovas de dentes. Algumas têm as cerdas duras, outras macias, existem formatos diferentes, escovas elétricas, as interdentais, as unitufos. Realmente, são muitos modelos e podem confundir você na hora de fazer a escolha certa.


Cerdas duras X Cerdas macias: Antigamente havia uma crença popular de que as escovas com cerdas duras limpavam melhor os dentes. Grande mito!

Ao longo do tempo as pessoas começaram a perceber que a combinação de cerdas mais rígidas junto com a força colocada na escovação podia prejudicar não só o esmalte dos dentes, mas também causar hipersensibilidade e/ou retração da gengiva, levando a diversos outros problemas bucais.

Hoje em dia, as escovas indicadas são as de cerdas macias, elas são muito boas para limpar os dentes sem prejudicar a saúde.


Escovas elétricas: Existem diversos estudos comparando as escovas elétricas com as escovas comuns. Alguns dizem que o movimento rotacional que elas fazem lembra o movimento feito pela limpeza realizada nos consultórios odontológicos. Mas não há nada que prove que as escovas de dentes movidas a pilha ou bateria são melhores do que as tradicionais, aliás, reforçamos que não existe tecnologia que desbanque o hábito de passar o fio dental e escovar os dentes da maneira correta e regularmente.


Escovas interdentais e unitufos: Quem usa aparelhos fixos sabe a dificuldade que é acessar algumas áreas da boca com a escova comum, não é mesmo? Para ajudar na missão, existem os modelos interdentais e unitufos que conseguem alcançar principalmente embaixo do fio ortodôntico. Mas não se esqueça, mesmo que você use uma dessas escovas para fazer a limpeza mais profunda, é importante usar uma escova tradicional também.


Mas afinal, qual o tipo certo de escova de dente?


Muitas escovas disponíveis no mercado são excelentes, mas não tem fórmula mágica. O segredo é ter uma boa escova recomendada pelo seu dentista da Yamamoto Odontologia e fazer a higienização da boca de maneira correta.


E caso você queira mais informações sobre o que é melhor para você, faça uma visitinha aqui na Clínica Yamamoto. Nossos dentistas estão sempre dispostos a ajudar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page